A PERFECT FIXING FOR YOUR BUSINESS
(+34) 941.272.131

Como posso comprovar se uma ancoragem está corretamente instalada?

Para comprovar se uma instalação de ancoragens está corretamente executada, deve realizar um teste de carga.

O teste de carga consiste num ensaio à tração numa ancoragem suficientemente distante de outras ancoragens e da margem do material base.

O número mínimo de ancoragens a ensaiar deve ser 2,5% do total de ancoragens, com um mínimo de 3. O mínimo de 3 aplica-se a cada área onde:

  • Diferentes ancoragens foram usadas

  • O material base é diferente

  • A condição do material base possa ser afetada por condições climáticas (por exemplo, furos inundados)

A carga de tração a aplicar, Np será a ação característica, Nsk multiplicada pelo fator Vp,test:

Np = Nsk Vp,test

ondeVp,test é 1,5 quando se ensaia 2,5% das ancoragens e 1,25 quando se ensaia 5% das ancoragens.

Caso se detete uma falha de uma ancoragem, a causa da falha deve ser investigada e o número de ancoragens a ensaiar deve ser aumentado para 5%, com um mínimo de 6

Caso falhe mais de uma ancoragem, deve se ensaiar 100% das ancoragens, determinando o motivo da falha e deve-se reconsiderar a prescrição da ancoragem.

A razão da falha deve ser comunicada ao responsável pela instalação para evitar falhas adicionais em instalações futuras.

Para mais informações, pode consultar a norma BS 8539: ”Código de prática para a seleção e instalação de ancoragens pós-instaladas em betão e alvenaria”, anexo B3.

Para os equipamentos de ensaios em campo, pode consultar a FAQ: Que dispositivos de teste recomendam para testes in loco?

Última revisão: FAQ19 rev0

Política de Cookies

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para realizar análises de utilização e de medição do nosso website, de forma a melhorar os nossos serviços. Pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.