A PERFECT FIXING FOR YOUR BUSINESS
(+34) 941.272.131

É possível instalar uma bucha mecânica a diferentes profundidades?

Determinadas buchas mecânicas, especialmente as buchas de rosca macho ou os parafusos de betão, podem estar homologadas a diferentes profundidades. Esta possibilidade implica ter em conta uma série de detalhes relativos às suas condições de instalação e aos desempenhos da mesma.

Primeiramente, deve entender-se a que faz referência este assunto e este é que podemos instalar a mesma bucha a 2 ou 3 profundidades distintas. Para isso utilizaremos um exemplo para ilustrar este desempenho. Para estes efeitos, tomaremos como referência uma bucha MTH M12 x 110 (AH12110) nas seguintes condições:

  • Betão não fissurado, classe C20/25
  • Distante de outras buchas
  • Distante das margens do elemento de betão

Nesta bucha podemos comprovar visualmente duas marcas de cor vermelha pintadas no eixo roscado. Para saber mais Linha de profundidade da bucha macho. Estas linhas indicam-nos a profundidade de instalação da bucha; contar com duas delas indica que a bucha conta com duas profundidades de instalação homologadas.

As seguintes imagens mostram como este produto ficaria instalado em cada uma das duas profundidades de instalação homologadas. A mais profunda de ambas é a que denominaremos de “profundidade de instalação padrão” e a outra denomina-se de “profundidade de instalação reduzida”. No caso de tratar-se de uma bucha homologada com três profundidades de instalação (TH/TF Ø6 e Ø10), denominaremos de “intermédia” a que se encontra entre a padrão e a reduzida.

Em qualquer caso, existem determinados aspetos técnicos a ter em conta em relação aos desempenhos do produto:

  • Diferença de resistências

    Uma profundidade de instalação inferior à indicada anteriormente como profundidade de instalação padrão implicará sempre valores de resistência inferior. Isto deve-se ao facto de que ao introduzir a bucha a uma profundidade inferior dentro do material base (betão), esta tem menos material ao qual transmitir a carga e, por isso, oferece habitualmente uma resistência inferior face às cargas às quais se sujeite. Isto deve-se ao facto de que a profundidade efetiva da bucha tem uma influência direta na resistência por cone do betão da bucha. Para o exemplo mencionado, a carga máxima recomendada para tração à profundidade padrão é de 12,58 kN, enquanto que a profundidade reduzida é de 8,28 kN.

  • Maior espessura a fixar

    Uma das vantagens de ter uma bucha homologada com várias profundidades de instalação é a possibilidade de fixar diferentes espessuras de placa com a mesma bucha. No caso do nosso exemplo, a bucha seria capaz de fixar uma placa de 18 mm de espessura caso fosse instalada à profundidade padrão, enquanto que à profundidade reduzida esta espessura poderia aumentar até aos 33 mm.

  • Distâncias à margem e entre buchas

    Outra das vantagens que uma bucha homologada com várias profundidades de instalação oferece é que as distâncias críticas, tanto à margem do betão como entre buchas, são reduzidas quando instalamos a bucha a uma profundidade reduzida. Isto não só nos permite instalar as buchas mais próximas entre si, como também aproximar-nos mais da margem sem reduzir os seus desempenhos. Em relação ao nosso exemplo, verificamos que à profundidade reduzida a Scr,N/Ccr,N seria de 150/75 mm, enquanto que a profundidade padrão é de 195/98 mm.

  • Solução mais económica

    A vantagem mais interessante para o utilizador do ponto de vista económico é a possibilidade de utilizar uma bucha mais curta para fixar uma placa sempre que esta seja capaz de suportar a carga aplicada. Supondo que um utilizador pretendesse fixar uma placa de fixação de 15 mm de espessura, em vez de utilizar o exemplo proposto (AH12110) e instalá-la à profundidade padrão, poderíamos escolher uma medida mais curta (AH12100) e instalá-la à profundidade reduzida, uma vez que possui uma espessura máxima para fixar de 23 mm nestas circunstâncias.

Por fim, uma bucha com mais de uma profundidade de instalação permite ao utilizador uma maior flexibilidade na utilização da mesma quanto a resistências, espessuras do material a fixar e distâncias à margem e entre buchas que uma bucha com uma profundidade de instalação fixa.

Última revisão: FAQ14 rev0

Política de Cookies

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para realizar análises de utilização e de medição do nosso website, de forma a melhorar os nossos serviços. Pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.